Sorriso Novo em 24h. Verdade ou Mito?
Nos últimos anos os avanços tecnológicos revolucionaram a Medicina Dentária, nomeadamente no âmbito dos implantes dentários. A colocação de implantes e reabilitação imediata com prótese fixa, por forma a restabelecer a estética e função de forma precisa, confortável e previsível, é um reflexo da inovação e desenvolvimento de novos protocolos com o intuito de otimizar a reabilitação oral e dar um sorriso novo.
Os implantes dentários podem ser considerados em diferentes situações, desde à falta de apenas um dente como à ausência total de peças dentárias. Ambos os tratamentos de carga imediata (dentes no mesmo dia) ou implantes convencionais (abordagem standard) podem ser realizados com sucesso apesar das diferentes técnicas e indicações.
O procedimento é semelhante ao protocolo convencional. Numa primeira fase o plano de tratamento é idealizado de acordo com uma avaliação inicial complementada com todos os exames de diagnóstico necessários, de modo a analisar, por exemplo, a disponibilidade óssea e determinar se o paciente reúne as condições necessárias para este tipo de reabilitação. Posteriormente ao planeamento realiza-se o procedimento cirúrgico para colocação dos implantes dentários.
Tendo-se efetuado todos os ajustes necessários, a prótese ficará aparafusada aos implantes conferindo uma reabilitação fixa, tal como pretendido. Durante, aproximadamente, 6 meses esta é utilizada como prótese provisória enquanto se dá a osteointegração, sendo depois substituída por uma prótese definitiva.
Um novo sorriso, qualidade de vida e função através desta solução fixa, rápida e duradoura é possivel mas é importante relembrar que também os implantes e a prótese necessitam de cuidados de higiene, tal como as consultas periódicas são fundamentais para a sua manutenção.