Clínica Zenha Blog

Saúde Oral

Cárie dentária – tudo o que precisa de saber

Sabia que a cárie dentária é uma doença com elevada prevalência em todo o mundo – atinge quase 90% da população mundial – sendo por isso considerada pela Organização Mundial da Saúde como um grave problema de saúde pública, uma vez que afeta pessoas de todas as idades, independentemente da raça, sexo ou condição social?

Na verdade, não existe ninguém totalmente imune à cárie dentária e, a par de todas as medidas preventivas adequadas, o diagnóstico da cárie dentária na sua fase inicial, antes de se formar a cavidade, assume cada vez maior importância.

como tratar cáries dentárias

O que são cáries dentárias?

Trata-se de uma patologia ubiquitária que, para além do desconforto que provoca, influencia desfavoravelmente a saúde geral do indivíduo ao dificultar a função mastigatória, ao alterar o desenvolvimento psicossocial e de todo o organismo, assim como a estética facial; pode provocar perturbações fonéticas, causar dor e originar complicações infeciosas com repercussões locais e sistémicas.

A cárie dentária é uma doença de origem polimicrobiana e de carácter multifatorial, o que significa que tem como agentes causadores vários microrganismos cariogénicos sendo necessária a interação de vários fatores durante um certo período de tempo, para que a mesma se desenvolva.

Estudos sugerem que a presença dessas bactérias na boca associada a uma alimentação inadequada e rica em açúcares e a uma higiene oral deficiente, facilita o aparecimento de cáries dentárias. Tal como referido, em situações extremas, a cárie dentária pode originar infeções de extensão variável e que podem ter graves repercussões na saúde geral do indivíduo.

cáries dentárias causas

Como aparecem as cáries?

A acumulação de bactérias e restos alimentares leva à formação da placa bacteriana, onde as bactérias cariogénicas decompõem o açúcar dos restos alimentares em ácidos, que por sua vez vão provocar a desmineralização (dissolução) dos minerais constituintes do esmalte dentário. Se este processo não for interrompido, forma-se então uma cavidade na superfície dentária.

O processo de desenvolvimento é geralmente lento sendo o início marcado pelo aparecimento de uma mancha branca na superfície do esmalte que depois evolui, podendo originar uma pequena cavidade. Através da cavidade que se formou, as bactérias atingem a dentina – tecido dentário menos duro que o esmalte dentário – que é mais facilmente dissolvido pelos ácidos produzidos.

Durante as fases iniciais não são detetados sintomas significativos e, por isso, a sua deteção é feita habitualmente pelo médico dentista.

Os sinais suspeitos são manchas brancas, amareladas, acastanhadas ou pretas. As cáries situadas entre os dentes podem ser detetadas quando o fio dentário fica preso ou rompe/desfia.

Contudo, em estados mais avançados – cavidades mais profundas – as queixas podem passar por um aumento de sensibilidade, algum desconforto e mau hálito, até situações mais complicadas com dor a vários estímulos (quente, frio ou doce), ou mesmo o aparecimento de dor espontânea muito intensa (latejante).

-> Saiba tudo sobre a especialidade de endodontia, responsável pelo tratamento da cárie dentária!

Quais são os fatores etiológicos das cáries?

    Alimentação

Alimentos ricos em açúcar bem como farinhas muitos refinadas. Sendo que bebidas/alimentos ácidos também podem ser um risco.

O efeito é pior se forem ingeridos fora das refeições ou à noite antes de deitar sem escovar os dentes de seguida, pelo maior tempo de contacto e maior disponibilidade de substrato para as bactérias.

    Localização dentária

Os dentes mais suscetíveis à cárie dentária são os dentes molares e pré-molares pois apresentam uma forma mais irregular, com sulcos e fissuras, que permite o fácil alojamento dos restos alimentares e durante um maior período de tempo. Estes fatores aliados a uma maior dificuldade de escovagem, por estes dentes se localizarem mais atrás na boca, podem facilitar a acumulação de placa bacteriana e, como tal, o desenvolvimento precoce de lesões de cárie.

Além disso, quando os dentes erupcionam (nascem), como ainda não atingiram a maturação completa, também são mais propensos ao desenvolvimento de cárie.

    Flúor

O flúor é um importante protetor dos dentes, uma vez que tem potencial cariostático, ou seja, tem capacidade de travar o desenvolvimento da cárie dentária.

    Higiene Oral deficiente

Permite a acumulação de bactérias e restos alimentares na cavidade oral.

    Saliva

Tem uma ação de limpeza mecânica. Indivíduos que têm menor produção de saliva estão mais propensos ao desenvolvimento de cáries dentárias.

    Fatores socioeconómicos

Estudos sugerem que um baixo nível socioeconómico e educacional condiciona o acesso aos serviços dentários e, consequentemente, uma maior prevalência de cárie dentária.

    Fatores genéticos

A hereditariedade tem um papel importante na predisposição desta patologia.

Como prevenir a cárie dentária?

Higiene oral Lavar os dentes com uma pasta dentífrica fluoretada e utilizar regularmente o fio dentário e/ou escovilhão, que são importantes complementos pois ajudam a limpar os resíduos que se alojam entre os dentes.

Não esquecendo a regra do 2x2x2– pelo menos 2 vezes por dia após as refeições, mínimo de 2 minutos de escovagem e não deve comer nas 2 horas que se seguem.

-> Conheça todos os cuidados a ter com a sua higiene oral no nosso artigo!

Alimentação Saudável Além de prevenir as cáries dentárias, uma alimentação saudável é essencial não só para o adequado funcionamento do organismo, mas também para a prevenção de numerosas doenças.

A água deve ser a bebida de eleição e, se não for possível escovar os dentes após uma refeição principal, pode mascar uma pastilha elástica sem açúcar. No entanto, estas nunca substituem a escovagem – apenas estimula a produção de saliva promovendo, assim, a limpeza mecânica dos dentes.

Consultas regulares no médico dentista Deve manter consultas regulares para prevenir o desenvolvimento de doenças orais, pelo menos uma vez por ano.

Consulta

Marque agora a sua consulta