Colocar um implante dentário dói?
Um dos grandes estigmas do tratamento com implantes por parte dos pacientes acaba por ser a dor que poderá provocar.
Afinal o que é a dor? Segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor, esta é “uma experiência sensorial ou emocional desagradável associada a lesão tecidular, real ou potencial, ou descrita em função dessa lesão”.
Quando realizamos uma cirurgia de colocação de implantes, assim como em todos os tratamentos que envolvam tecidos vitais, é dada uma anestesia local na zona a tratar.
Essa anestesia local é segura e adaptada a cada caso e a cada paciente.
Agora está a pensar: e como fazemos para não sentirmos aquela dor da picada da anestesia? A verdade é que conseguimos disfarçar esse desconforto aplicando um gel com ação anestésica tópica antes de darmos a anestesia em si.
O que muitos pacientes desconhecem é que é o volume de líquido da anestesia a entrar repentinamente nos tecidos que provoca o desconforto. Portanto optamos por aplicar a anestesia devagar, de modo a sentir o menor desconforto possível.
Depois de bem anestesiados, os nossos pacientes não relatam qualquer dor durante o procedimento. Costumamos dizer que mesmo a nível de conforto, a colocação de um implante é mais confortável do que a extração de um dente.
Respondendo então à questão essencial: colocar um implante dentário dói? Não.