Restaurações Indiretas – o que são?
A reconstrução de dentes cariados ou fraturados é um dos procedimentos mais comuns no consultório dentário. Este tratamento requer a remoção de todo o tecido cariado e, de seguida, o preenchimento da cavidade com um material adequado, como se de um dente natural se tratasse. Este tipo de tratamentos são realizados numa só consulta e por isso designados como restaurações diretas. No entanto, na presença de destruições extensas, existem técnicas que tornam estes tratamentos mais eficazes, como por exemplo a confeção da restauração fora da cavidade oral. Estas restaurações são denominadas indiretas, requerem duas consultas e podem ser realizadas pelo médico dentista ou pelo laboratório de prótese dentária. Consoante o grau de destruição as restaurações podem ser designadas como inlay, onlay ou overlay e podem ser confecionadas em resina composta ou material cerâmico.
As restaurações indiretas são um tratamento de eleição em dentes endodonciados e/ou com amálgamas, pois apresentam muito frequentemente perda de estrutura dentária acentuada, perdendo resistência e por isso mais fragilizados.
A realização da restauração fora da cavidade oral traz consigo várias vantagens, nomeadamente a redução de microinfiltrações entre a restauração e o remanescente dentário, menor desgaste do material restaurador ao longo do tempo e melhor adaptação da restauração para que não haja impactação alimentar entre os dentes.
Todas estas características permitem proteger o dente evitando futuras fraturas e cáries secundárias.
Escrito por Marisa Zenha