A Saúde Dos Bebés Começa Na Boca Da Mãe
- As consultas de medicina dentária devem ser realizadas concomitantemente com as do médico/a obstetra para a manutenção da saúde geral da grávida.
- Esta consulta consiste na prevenção e tratamento de algumas condições orais que possam vir a comprometer a saúde da mãe e/ou do bebe.
Devemos saber que as grávidas podem e devem realizar tratamentos dentários
- A gravidez não é uma doença!
- No 1 trimestre devem ser realizados apenas os tratamentos de urgência, já que nesta fase se estão a formar as estruturas principais do bebé.
- O momento ideal para o tratamento é o 2 trimestre de gestação.
- A saúde oral da grávida influencia diretamente a saúde do bebé, e portanto grávidas com problemas periodontais tem um risco acrescido de ter partos prematuros e bebes de baixo peso.
- AH e NÃO é VERDADE, que o bebé rouba o cálcio dos dentes da mãe isso é um MITO.
- Portanto perder ou danificar os dentes não é culpa da gravidez, mas sim do descuido, dos vómitos que levam à erosão química ajudando à progressão da cárie.
- O sangramento gengival pode ser normal devido às alterações hormonais.
Amamentação
-
- O leite materno tem inúmeros benefícios para o seu bébé
- Para que a amamentação ocorra de forma adequada, é importante que haja uma pega correta da boca do bebe na mama, fazendo assim a pressão necessária para a saída do leite, obrigando o bebé a respirar pelo nariz.
- Durante a amamentação, o bebé realiza um exercício oral que estimula toda a musculatura da boca. Assim é muito importante que o bebé realize este movimento de pressão e sucção permitindo respiração nasal, o posicionamento correto da língua e o estímulo de crescimento para o correto posicionamento das arcadas dentárias.
Escrito por Raquel Brandão Carvalho