Gengivas, também devo cuidar delas?
Tal como os nossos dentes, as gengivas carecem de cuidados essenciais por forma a evitar o aparecimento das doenças responsáveis pela sua degradação, nomeadamente a gengivite e a periodontite, também conhecida como ‘’piorreia’’.
Quando há acumulação de placa bacteriana na superfície dos dentes, mais concretamente na margem da gengiva, as bactérias que ali se alojam produzem toxinas que iniciam um processo inflamatório responsável pelo aparecimento da gengivite.
Esta situação é reversível, assim, para restabelecer a saúde gengival todos os fatores causadores da inflamação gengival devem ser removidos através de uma escovagem adequada e do uso de métodos complementares de higiene oral, como o fio dentário e escovilhões.
Se a gengivite – inflamação gengival – não for tratada esta progredi para periodontite, que se traduz no comprometimento do osso e das fibras que garantem o suporte dos dentes.
Nesta fase, formam-se bolsas periodontais ao redor dos dentes como consequência da perda dos tecidos de sustentação.
Uma vez perdidos, estes tecidos não são restabelecidos fisiologicamente devido à natureza irreversível desta doença, contudo a periodontite pode ser controlada evitando, assim, a perda progressiva dos tecidos e, em casos mais severos, dos dentes.