E depois da Endodontia?
Após terminar o tratamento endodôntico (desvitalização), o dente submetido a este procedimento deve ser restaurado naquilo que é a sua função, a sua estética e a sua resistência. Dependendo do grau de destruição e da localização do dente em causa existem diferentes possibilidades para efetuar o restauro do mesmo. Assim temos:
Restauração em resina Composta
Este tipo de restauro consiste na aplicação de um compósito (massa) a preencher a(s) cavidade(s) existentes devolvendo desta forma parte da resistência, estética e função;
Idealmente os compósitos dever ser aplicados em dentes com cavidades pequenas (dentes pouco destruídos) e preferencialmente localizados no sector anterior, dado não serem zonas de muita carga mastigaria.
Restaurações indiretas – Overlay
São restaurações realizadas em laboratório e que visam restabelecer de forma eficaz a resistência e a função dos dentes posteriores sujeito a tratamento endodôntico;
Com este tipo de restauração a garantia de durabilidade do tratamento é maior do que quando são restaurados com compósito convencional.