Já imaginou ter dentes fixos em 1 dia? Sim, é possível.
A falta de dentes afeta a fonética, mastigação, estética facial e conforto, para além de que acarreta consequências negativas no foro psicológico e social, podendo traduzir-se em repercussões na vida pessoal e profissional dos indivíduos.
São vários os fatores que podem contribuir para a perda de dentes – cáries dentárias extensas, doença periodontal não controlada, trauma, entre outros. Todavia, existem várias opções de reabilitação para colmatar a ausência de dentes, nomeadamente a colocação de implantes dentários.
Tratamento de Implantes Dentários
A substituição de dentes perdidos com recurso à colocação de implantes dentários é hoje uma realidade simples, rápida e cada vez mais procurada pelos pacientes devido a todas as vantagens que possui – suporte, retenção, estabilidade, segurança e conforto –, assim como às suas elevadas taxas de sucesso, longevidade e previsibilidade.
Devido aos ótimos resultados alcançados no processo de integração dos implantes ao osso, os investigadores impulsionaram a evolução da sua aplicação com o intuito de otimizar reabilitações cada vez mais complexas.
O conceito de carga imediata surge como reflexo do contínuo desenvolvimento revolucionário da tecnologia dos implantes dentários e respetivos protocolos que permitem a realização de uma reabilitação fixa e rápida dos espaços edêntulos.
Dentes em um Dia
Ao contrário da abordagem padrão que se realizava há alguns anos atrás – que consistia na cirurgia de colocação dos implantes dentários e na espera de um período de 6 meses para que ocorresse a integração do implante no osso –, atualmente, a solução “Dentes em 1 dia” permite fazer uma reabilitação com implantes dentários e a colocação de dentes sobre os implantes no mesmo dia, sem que se comprometa o sucesso do tratamento a longo prazo, o que permite maior qualidade de vida aos pacientes.
Esta solução é muito interessante para pessoas com próteses removíveis ou que necessitam de uma reabilitação total do maxilar superior e/ou inferior.
Quais os passos do procedimento “Dentes em 1 Dia”?
Quais os passos do procedimento?
Consulta de Avaliação
Como em todos os tratamentos dentários, o primeiro passo consiste na avaliação inicial – é feito exame clínico criterioso, considerando todos os aspetos clínicos que possam interferir nos tratamentos –, juntamente com a realização de exames complementares (radiografias e tomografia computorizada) e recolha de dados necessários para obter um correto diagnóstico que possibilitará o adequado planeamento do caso.
Consulta de preparação para cirurgia
Esta consulta pode ser necessária para fazer alguma prova, recolher mais algum dado necessário à confeção da prótese ou então para a higienização oral pré-cirúrgica.
Cirurgia (extração de dentes e colocação de implantes dentários)
A cirurgia é semelhante aos protocolos convencionais – é feita com anestesia local e num ambiente clínico estéril.
Em condições clínicas favoráveis, a remoção de um ou vários dentes e a colocação de implantes pode ser feita de forma imediata, numa única consulta. Esta “junção” de etapas permite não só um menor tempo de tratamento (menos consultas) como proporciona um maior conforto para o paciente na medida em que passa por uma única fase cirúrgica e, consequentemente, só terá um pós- operatório.
Uma ferramenta muito útil para a intervenção cirúrgica são as guias cirúrgicas. Estas facilitam a inserção controlada dos implante Save s, diminuindo a influência dos erros humanos; são fabricadas com as características ideais para a colocação no comprimento, diâmetro e inclinação de acordo com as características do osso disponível.
Colocação dos dentes fixos (Prótese provisória)
Após a colocação dos implantes dentários e, tendo uma boa estabilidade primária dos mesmos, são realizadas impressões que são prontamente enviadas para o laboratório de forma a finalizar a confeção da prótese provisória. Esta é então colocada, ficando o paciente com dentes fixos até 24 horas após a cirurgia de colocação e durante todo o período de osteointegração (cicatrização) dos implantes dentários.
Nos primeiros 15 dias os cuidados com a mastigação têm de ser redobrados. Deve ser feita uma alimentação mais líquida à base de sopas, sumos e batidos. Findo este tempo de cicatrização dos tecidos moles, é feita a transição para uma alimentação mole com introdução dos purés, massas, carne triturada, lombos de peixe, evitando alimentos crocantes como por exemplo frutos secos.
A higiene oral tem de ser meticulosa, sendo relevante a introdução do fio dentário para implantes e jato de água/irrigador, como meios auxiliares de higiene.
Colocação de Prótese definitiva
Após alguns meses de cicatrização, são realizadas novas impressões e é iniciado o planeamento estético e funcional da reabilitação final.
Benefícios
Este procedimento de carga imediata tem vários benefícios. Os mais evidentes passam pela:
- redução do tempo de tratamento pois são necessárias menos consultas;
- uma única fase cirúrgica e, por isso, um só período pós-operatório;
- é uma solução fixa imediata promovendo assim um maior conforto para o paciente, assim como melhora a autoestima do mesmo, uma vez que a dificuldade de adaptação às próteses removíveis e as questões psicológicas associados à falta de dentes são eliminadas;
- a estética e função mastigatória são superiores a uma prótese removível e melhoradas instantaneamente.
Claro que também existem alguns riscos, como em todos os tratamentos médicos. Qualquer cirurgia, convencional ou protocolo carga imediata, tem um risco de “rejeição”. Esta pode acontecer caso as células ósseas não se agreguem ao implante dentário ou, por exemplo, se ocorrer alguma infeção no tecido gengival circundante. Além disso, o implante não deve ser submetido a força excessiva durante o período de cicatrização.
É importante relembrar a necessidade das consultas de manutenção, pelo menos duas vezes por ano, para a correta higienização da prótese e controlo vigoroso dos implantes e tecidos gengivais.
Ambos os tratamentos, protocolo de carga imediata ou convencional, podem ser realizados com sucesso apesar das diferentes técnicas e indicações.
Cabe, assim, ao médico dentista e paciente a escolha da técnica a ser utilizada que melhor se adapta com vista ao sucesso da reabilitação oral.
Por isso, se pretende saber qual o tratamento que melhor se adequa ao seu caso, agende já consulta!