Afinal, quanto custam as facetas dentárias?
As facetas dentárias são um tratamento médico-dentário estético cada vez mais popular projetado para melhorar a aparência do sorriso.
Durante anos, as restaurações estéticas, ou facetas dentárias em resina composta, eram o tratamento de eleição com resultados bastante previsíveis, porém com uma exigência de manutenção periódica devido à pigmentação, perda de brilho, textura e até de estrutura.
As facetas dentárias em cerâmica mudaram este paradigma por permitirem alcançar excelentes resultados estéticos e funcionais com maior estabilidade e resistência ao longo do tempo. Todavia, e por se tratar de um tratamento com um carácter mais “premium”, é igualmente mais dispendioso do que o tratamento antecedente.
Este custo importa o custo dos materiais, complexidade do procedimento, experiência do médico dentista que realiza o procedimento, honorários do técnico de prótese dentária, entre outros.
Tem curiosidade em saber quanto custam as facetas dentárias?
Vamos, primeiro, relembrar o que são facetas dentárias cerâmicas.
As facetas dentárias cerâmicas funcionam como “capas” finas, com uma espessura que pode ir até aos 0,5mm, que são aplicadas e aderidas aos dentes, permitindo desta forma a correção de pequenas imperfeições de forma ou tamanho, cor e posição, conferindo uma aparência natural e esteticamente atraente.
Tipos de facetas dentárias
Os 2 tipos de facetas dentárias mais comuns são as de cerâmica e as de resina composta.
As facetas em resina composta são elaboradas no consultório pelo médico dentista, geralmente numa consulta. Já as facetas dentárias em cerâmica são criadas individualmente e com elevada minuciosidade em laboratório pelo técnico de prótese dentária, sendo por isso um procedimento mais demorado.
Em que situações está indicada a colocação de facetas dentárias?
As facetas dentárias constituem um tratamento dentário biomimético de excelência que tem como objetivo primário mimetizar ao máximo as propriedades estéticas e funcionais dos dentes naturais.
Permitem corrigir inúmeros problemas estruturais relacionados com os dentes, como por exemplo:
- situações de desgaste do esmalte (dentes fraturados e/ou lascados);
- dentes escurecidos ou descolorados;
- dentes manchados ou com alterações de cor;
- espaço entre os dentes (diastemas);
- assimetrias dentárias de forma;
- tamanho e/ou volume, ligeiro desalinhamento dentário.
Claro que também há aspetos relevantes a considerar que podem inviabilizar temporariamente a colocação de facetas dentárias como uma má higiene oral, presença de doenças gengivais e/ou lesões cariosas, ou alterações severas da posição dentária, que necessitam de ser corrigidas primeiramente através do tratamento ortodôntico para posteriormente dar seguimento ao processo.
Mais quais são as diferenças entre os dois tipos de facetas?
Existem algumas diferenças significativas entre a colocação de facetas dentárias de cerâmica e facetas de resinas composta.
A aplicação de facetas em resina composta é um processo simples e rápido, e de um modo geral, fica concluído numa única consulta, sendo que o acabamento e polimento final são realizados numa segunda consulta.
É uma intervenção, geralmente, mais aditiva, ou seja, acrescentamos o material (resina composta) ao dente sem desgastes.
Há, ainda, soluções de facetas em resina composta pré-fabricadas. O que simplifica ainda mais esta intervenção.
Contrariamente, o procedimento com facetas de cerâmica é mais demorado – por norma são necessárias pelo menos 3 consultas – e um pouco mais invasivo pois implica um desgaste mínimo da estrutura dentária para assim permitir a inserção e adesão das facetas cerâmicas ao dente.
Contudo, é consensual que o material de eleição é a cerâmica por proporcionar um resultado estético mais natural e harmonioso, associado a uma elevada durabilidade e alta resistência.
As facetas dentárias não necessitam de cuidados extraordinários para se manterem sempre em ótimo estado, porém é fundamental hábitos de higiene oral adequados e consultas regulares de manutenção.
Como já mencionei, a aplicação de facetas dentárias apresenta excelentes resultados na correção de ligeiras imperfeições e prejuízos estéticos.
Ainda assim ressalvo, que quando existe um comprometimento considerável da posição dos dentes e/ou maxilares, a abordagem clínica mais adequada passa por primeiro realizar um tratamento ortodôntico – convencional ou com recurso aos alinhadores invisíveis – e só depois avançar para a intervenção estética
Além disso, quando o propósito é apenas o de tornar os dentes mais brancos, o branqueamento dentário deve ser um procedimento a ter em consideração pois, na maioria das vezes, é efetivo na transformação do sorriso.
Mas então, qual o custo das facetas dentárias?
O custo das facetas dentárias varia bastante pois está dependente de vários fatores.
Para simplificar já mencionei que há dois tipos principais de material utilizado, a resina composta e a cerâmica, sendo que dentro do material cerâmico existem vários subtipos de cerâmica que podemos escolher dependendo do substrato dentário e complexidade do caso, o que poderá ou não interferir no orçamento.
Mas, como já devem ter percebido, quando recorremos a facetas dentárias em cerâmica estas tendem a ser a opção mais dispendiosa, pois são individual e delicadamente confecionadas com extremo detalhe e num material mais resistente.
Outro fator decisivo é a complexidade do caso. Por regra geral, tendemos a reabilitar, no mínimo, os 6 dentes anteriores ou como muito comummente refiro, os dentes do sorriso que são os 4 incisivos e os 2 caninos superiores pois são os dentes mais visíveis quando sorrimos.
Mas podemos reabilitar todos os dentes da arcada ou até mesmo um só dente e, neste último caso, a complexidade e exigência são muito superiores e, consequentemente, o custo também será mais elevado.
Outro parâmetro importante a observar é a duração das mesmas que, com os devidos cuidados, é consideravelmente elevada.
Também é importante referir que o custo das facetas dentárias não inclui o custo de quaisquer tratamentos ou acompanhamentos recomendados que possam ser necessários antes, durante ou após o procedimento.
Resumindo, as facetas dentárias são uma solução altamente eficaz e duradoura para aprimorar a aparência do seu sorriso e valem o custo monetário para aqueles que procuram uma solução mais permanente.
No entanto, é importante consultar o seu médico dentista para discutir os diferentes tipos de facetas disponíveis, o custo do procedimento e os resultados expectáveis e, assim, tomar uma decisão informada.
Ainda está com dúvidas? Entre em contacto e agenda uma consulta de avaliação, será um gosto ajudar.