Quais os tratamentos para a recessão gengival?
Tal como referido no artigo anterior “Afinal, o que é a recessão gengival?”, a recessão gengival é um problema que se desenvolve gradualmente e, além de se tornar inestético, pode também provocar sensibilidade dentária, entre outras complicações, que quando não tratadas podem levar à perda dentária.
Independentemente do tratamento cirúrgico correctivo, o planeamento do tratamento requer sempre o controlo da etiologia da recessão gengival, de forma a estabelecer estabilidade e saúde gengival.
Quando possível, a opção de tratamento para o recobrimento das raízes expostas com “nova gengiva” é a cirurgia plástica periodontal. Estão disponíveis diversos procedimentos cirúrgicos para recobrimento radicular nomeadamente: retalhos de rotação, procedimentos de tunelização, enxertos gengivais livres e retalhos de avanço coronal, com ou sem adição de enxertos de tecido conjuntivo (ou outros biomateriais). Esta última técnica é amplamente citada na literatura sendo considerada a opção mais viável e mais previsível para o recobrimento radicular, com resultados bastante satisfatórios e estáveis a longo prazo.
Escrito por Raquel Brandão Carvalho