Higiene Oral

4 Dicas para um Sorriso Invejável

O nosso sorriso é essencial para garantir o nosso bem-estar. E, para garantir que nada falha e tenha ainda mais motivos para sorrir, deixamos quatro dicas simples que deve seguir para ter um sorriso saudável e invejável.

1. Cuidados com a alimentação

• Atenção aos refrigerantes e gelados – este tipo de alimentos açucarados tem um consumo crescente nesta estação.

Estes alimentos estimulam a proliferação das bactérias orais formando o biofilme (placa bacteriana) mais fácil e rapidamente, o que pode resultar em problemas futuros.

• Enriqueça a sua alimentação com frutas e vegetais – frutas como a maçã e pêra ajudam na limpeza mecânica dos dentes.

Já os citrinos, como a laranja, são ricos em vitamina C ajudando na formação de colagénio e, consequentemente, na boa manutenção dos tecidos gengivais, mas é preciso ter cuidado pois quando consumidos em excesso contribuem para a erosão ácida que pode levar a uma perda de estrutura e aumento da sensibilidade dentária.

• Modere o consumo de café, chá, refrigerantes, assim como qualquer outro alimento que seja bastante pigmentado – estes podem levar ao escurecimento dos dentes.

• Não exagere no consumo de álcool – a presença de álcool na boca reduz a produção de saliva fazendo com que ocorra maior acumulação de placa bacteriana aumentando o risco de incidência de cáries e outros problemas orais, como o mau hálito.

2. Não descuide da higiene oral

• Nunca é demais relembrar que o sucesso da higiene oral reside em dois fatores: a técnica e a frequência da escovagem.

Por mais vezes que escove os dentes, se não o fizer corretamente, ou seja, se não utilizar uma boa técnica, a eliminação da placa bacteriana pode não ser bem sucedida e, consequentemente, aumentar a probabilidade de incidência de problemas orais.

• Não devemos esquecer a higienização entre os dentes e isso só se consegue com a utilização do fio dentário e/ou escovilhões.

Este procedimento deve ser aplicado em todos os espaços interdentários, como complemento à escovagem, pelo menos uma vez por dia.

• A escovagem da língua deve fazer parte da sua rotina diária. É lá que se acumulam muitas bactérias e restos alimentares.

Sabia que a língua pode ser a responsável por aquele mau hálito que teima em não desaparecer?

E o que fazer quando não tem tempo de escovar os dentes? Como solução, pode mastigar uma pastilha elástica sem açúcar ou que contenha xilitol (adoçante natural). Isto vai aumentar a salivação tendo uma ação de limpeza instantânea.

3. Dentes mais brancos

Todos desejamos um sorriso bonito e dentes brancos, sendo este considerado como um padrão de beleza, saúde e até juventude.

E qualquer pessoa com boas práticas de higiene oral e boa saúde oral pode realizar um branqueamento dentário, alcançando assim um sorriso mais branco e uniforme de forma rápida, eficaz e segura.

4. Um novo sorriso

Por vezes, o sorriso que desejamos não é alcançável com apenas um branqueamento dentário pois é necessária alguma correção de pequenas imperfeições, por exemplo de posição, alinhamento, forma ou até cor.

Porém, existem várias soluções, nomeadamente, a colocação de facetas dentárias.

As facetas dentárias funcionam como finas “capas” que são aplicadas e coladas nos dentes naturais, permitindo desta forma transformar o seu sorriso.

É importante salientar que em nenhuma estação do ano deve descuidar da sua saúde oral, pois todos os cuidados que tem não devem mudar.

Assim, não se deve esquecer de realizar consultas periódicas no seu médico dentista, pelo menos de 6 em 6 meses, para detetar, atempadamente, qualquer problema que possa surgir e não esquecer que, sorrir é sempre o melhor remédio.

Tem dúvidas? Então fale connosco, estamos aqui para ajudar!

Dra. Raquel Brandão Carvalho