Clínica Zenha Blog

Higiene Oral

halitose

O que é a Halitose?

Halitose é o termo médico utilizado para descrever a presença de um hálito desagradável, embora seja vulgarmente denominada como mau hálito.

Estima-se que, aproximadamente, 30% da população sofre ou já sofreu deste problema de forma frequente independentemente do género, idade e classe social.
A halitose é uma condição problemática com um impacto na coexistência social significativo e repercussões na auto-estima das pessoas afetadas e, embora exista alguma preocupação por parte da população, ainda se constata uma desinformação generalizada sobre o tema.

O hálito humano é um gás de composição complexa, onde se incluem múltiplos compostos voláteis.

Os fatores que determinam a ocorrência destes compostos são diversos, tais como o estado de saúde geral, a condição física, presença de patologias, hábitos alimentares, toma de medicamentos, fatores ambientais e o estilo de vida.

Deste modo, a presença de mau hálito é um indicador de atividade bacteriana anormal ou de um mecanismo fisiológico alterado.

Estima-se que mais de 60% dos casos de halitose têm origem oral, sendo que as causas extra-orais (aparelho respiratório, tubo digestivo e sistémicas) são de diagnóstico mais complexo.

Em alguns casos, não existe uma halitose verdadeira mas sim uma condição que pode induzir a uma sensação gustativa e/ou olfativa alterada devido a, por exemplo, diminuição da secreção salivar, problemas digestivos, stress ou ansiedade, que leva uma pessoa a crer que sofre de halitose.

A halitose deve ser encarada como um problema médico cuja existência pode ser a manifestação de uma doença subjacente sendo, por isso, fundamental ter cuidados com a alimentação evitando alimentos e bebidas com muito açúcar, beber água para manter a boca hidratada evitando o tabaco e o consumo de álcool, e complementar com uma boa higiene oral.

Escrito por Raquel Brandão Carvalho

CONSULTA DE AVALIAÇÃO

Categorias

Marcar Consulta

MARQUE A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO