bruxismo

Bruxismo, afinal o que é?

O bruxismo é definido como uma ação inconsciente ou involuntária de ranger os dentes, normalmente durante o sono.

Este é de facto um distúrbio caracterizado pelo ranger, mas também pelo apertamento dos dentes de forma involuntária, causando uma sobrecarga nos músculos da mastigação que pode provocar desgaste dentário, comprometendo assim, a saúde oral.

As causas não estão completamente definidas, embora se associe principalmente as seguintes:

• Ansiedade;
  • Stress e/ou frustração;
  • Desalinhamento dentário;
  • Efeitos secundários de medicamentos – (ex. antidepressivos);
  • Complicações de doenças sistémicas;
  • Consumo excessivo de álcool ou cafeína;
  • Hábitos tabágicos.

Como principais sintomas, identificamos:

• Dores de cabeça;
  • Dor/desconforto da articulação temporomandibular (região à frente do ouvido);
  • Dores nos músculos da mastigação (acordamos com a sensação de estar a mastigar a noite toda);
  • Limitação da abertura da boca;
  • Rigidez dos ombros e cervical;
  • Desgaste dentário (numa fase mais tardia);
  • Perturbação do sono.

O importante é descobrir se sofre ou não desta parafunção para travarmos os seus efeitos o mais cedo possível. E como é que se diagnostica? Se dormir acompanhado/a questione se range os dentes (faz barulhos). Além disso, durante a consulta o médico dentista pode observar alguns sinais característicos do bruxismo que pode ainda confirmar com o auxílio de um estudo do sono.

As consequências do bruxismo podem ser controladas com algumas alterações do comportamento e com o uso de uma goteira miorrelaxante que protege os dentes do desgaste e reduz a atividade muscular. A goteira é uma solução rápida que minimiza a dor, caso exista, e evita danos permanentes. Porém, a origem do bruxismo deve ser sempre averiguada para que possa ser tratada.

Escrito por Raquel Brandão Carvalho