Dor de dentes – Conheça as principais Causas e Soluções!

A dor de dentes tem um espectro alargado, que pode ser desde um simples aumento de sensibilidade até à complexidade de ser consequência de alguma lesão oral. Dada a variedade de causas que podem desencadear essa dor é importante estabelecermos um critério que nos permita avaliar a urgência de tratamento necessário.

Vamos então tentar sistematizar as principais causas de dor e o procedimento para as tratar:

dor de dentes capa

Sensibilidade dentária.

A sensibilidade aumentada por exemplo ao frio quando come um gelado, ou ao quente quando bebe um café poderá ter diversas causas. Uma delas é a presença de recessão gengival, ou seja, perda de gengiva na zona que recobre a raiz do dente. Como as raízes dos nossos dentes não são recobertas por esmalte, os estímulos externos são muito mais sentidos.

Muitas vezes até a própria escovagem na zona provoca um sensibilidade aumentada. Um género de dor que tem tendência a diminuir logo a seguir ao estímulo ser retirado. Qual a causa dessas recessões gengivais?

Uso de escovas duras, escovagem agressiva, uso de pastas dentífricas abrasivas, como a maioria das pastas branqueadoras por exemplo, bruxismo (aperto dentário), trauma, doença gengival e/ou periodontal. Dependendo da causa, também a solução é diferente, porém é importante referir que se pode controlar a recessão, mas a única solução para que a gengiva retome o seu sítio ideal será com uma pequena cirurgia de enxerto ou alteração gengival.

Portanto é importante mudar os hábitos de escovagem, usar uma escova mais suave, pasta específica para a sensibilidade dentária, fazer movimentos circulares ao escovar e consultar o seu médico dentista para perceber exactamente a causa e procurar a melhor solução. Até lá evitar diferenças bruscas de temperatura que aumentem essa sensibilidade.

-> Visite a nossa página de Periodontologia para saber mais sobre a doença Periodontal, os seus efeitos e tratamentos!

Dra. Mónica dor de dentes

Dor ao comer alimentos com açúcar.

Quando existe uma dor, ainda que ligeira, quando come alimentos açucarados, normalmente é sinal da presença de cárie dentária.

Neste caso deve reforçar o uso de pastas dentífricas com xilitol, que tem o poder de inibir o crescimento de bactérias responsáveis pela cárie e com flúor, que tem a capacidade de remineralizar o dente, numa quantidade de 1400/1500ppm (procure na parte de trás da sua pasta).

Além disso é importante reduzir a quantidade de açúcar ingerida no seu dia a dia, dado ser o principal responsável pelo desenvolvimento de cáries dentárias.

-> Saiba tudo sobre a cárie dentária no nosso artigo de Blog!

Dor provocada ou espontânea

Sentir dor provocada poderá ser sinal de uma inflamação do nervo do dente. Esta inflamação poderá ser reversível ou irreversível.

Quando passa a dor espontânea o prognóstico já piora, tornando a inflamação possivelmente irreversível. Esta dor pode ter como causa a presença de uma cárie dentária extensa que envolveu o nervo do dente, uma fractura de uma restauração já existente ou das paredes do próprio dente, uma lesão infecciosa provocada por um tratamento insuficiente.

Na consulta de medicina dentária será feito um rx e exames complementares que nos permitam perceber se a inflamação do nervo do dente é reversível ou irreversível. Se for reversível tratamos a cárie ou fractura recorrendo a restaurações por exemplo. Se for irreversível e houver estrutura dentária suficiente poderemos ter que endodonciar o dente em questão, ou seja, retirar o nervo, desinfectar e preencher com um material biocompatível e no fim restaurar.

Caso seja irreversível e não tenhamos estrutura dentária suficiente, ou no caso de uma fractura da raiz, a solução poderá passar pela exodontia (extrair) o dente em questão e colocar um implante dentário para o substituir.

Atenção a este tipo de dor provocada principalmente quando passa a espontânea, poderá evoluir rapidamente para um dor insuportável que o pode limitar no dia a dia.

dentista dor de dentes

Dor mucosa

Sensação de boca seca, aparecimento de dor à volta de uma lesão na gengiva ou na mucosa e sensação de ardor, são dores que estão ligadas a possíveis alterações dos nossos tecidos moles. Muitas vezes provocadas pela medicação que faz, doenças sistémicas como diabetes, hipertensão arterial, etc.

São situações que deve estar atento e falar com o seu médico dentista, dado que poderá haver a presença de alguma lesão que pode ser benigna ou maligna. Neste momento achamos importante que evite ao máximo bochechos com colutórios que contenham álcool na sua composição, dado que secam muito mais a flora oral.

Os nossos dentes são muito importantes, mas também as nossas gengivas e mucosas, que devem sempre ser vigiadas.

Se ficou alguma dúvida, estejam à vontade para nos contactar.